Fórum Blog Magistral

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Blog Magistral

O Fórum da Farmácia de Manipulação


+2
Thaís Cobra
Farmacêutico
6 participantes

    Prescrição Farmacêutica

    Votação

    Você considera os Farmacêuticos brasileiros aptos a prescrever?

    [ 2 ]
    Prescrição Farmacêutica I_vote_lcap15%Prescrição Farmacêutica I_vote_rcap [15%] 
    [ 8 ]
    Prescrição Farmacêutica I_vote_lcap62%Prescrição Farmacêutica I_vote_rcap [62%] 
    [ 3 ]
    Prescrição Farmacêutica I_vote_lcap23%Prescrição Farmacêutica I_vote_rcap [23%] 
    [ 0 ]
    Prescrição Farmacêutica I_vote_lcap0%Prescrição Farmacêutica I_vote_rcap [0%] 

    Total de votos: 13
    Farmacêutico
    Farmacêutico
    Admin


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 11/07/2010

    Prescrição Farmacêutica Empty Prescrição Farmacêutica

    Mensagem por Farmacêutico Qua Jul 14, 2010 1:54 pm

    Esse assunto foi proposto pela Thaís via e-mail e estamos realizando esta enquete para saber a opinião dos profissionais que visistam o nosso Blog!

    Dê a sua opinião e debata o assunto para que juntos possamos entrar em um consenso, e quando nos deparar com esta questão em nossa rotina ter embasamentos sólidos para discutí-la seriamente

    Abraços Magistrais!

    Obs: Para votar e opinar é necessário se cadastrar no Fórum!
    Thaís Cobra
    Thaís Cobra


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 12/07/2010
    Idade : 44
    Localização : Borda da Mata/Paraisópolis/São Bento do Sapucaí MG/SP

    Prescrição Farmacêutica Empty Re: Prescrição Farmacêutica

    Mensagem por Thaís Cobra Qui Jul 15, 2010 1:45 pm

    Se a grade curricular do curso de farmácia não tivesse sido alterada a classe teria mais embasamento.
    Nós que nos formamos há 10 ou mais anos e temos conhecimento técnico e experiência suficiente para realizar a presecrição estamos sendo prejudicados.
    E levanto outra questão: será que o farmacêutico que não está apto para prescrever está apto a realizar a assistência farmacêutica??????
    Abraços Magistrais!!!!!!
    Thaís

    Paulo
    Paulo


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 11/07/2010
    Idade : 42
    Localização : Anápolis - GO

    Prescrição Farmacêutica Empty Re: Prescrição Farmacêutica

    Mensagem por Paulo Qui Jul 15, 2010 4:47 pm

    Exatamente!

    Felizmente eu ainda estou conseguindo me formar pela grade antiga e além disso escolher qual habilitação direciona melhor meu currículo, bioquímico ou industrial.

    A nova grade, generalista (da minha faculdade), que habilita farmacêutico como bioquímico, industrial e de alimentos (o que eu acho desnecessário pois existem engenhiros de alimentos e nutricionistas que cuidam desta última área), tem somente 1 única Fisiologia, disciplina que considero fundamental para uma análise mais detalhada dos mecanismos de ação dos fármacos...

    Prescrição para estes profissionais, só depois de alguma habilitação específica.
    avatar
    Paschoal


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 16/07/2010

    Prescrição Farmacêutica Empty Re: Prescrição Farmacêutica

    Mensagem por Paschoal Seg Jul 26, 2010 10:02 pm

    Ola Boa Noite

    Prezados Colegas:

    A estrutura curricular farmacêutica, está longe de permitir uma habilitação - é esta a obrigação primária da faculdade de Ciências Farmacêuticas - que poderá este aluno, quando futuramente, um profissional, ter competência para a prescrição. Isto é assunto muito sério, pois não temos nem mesmo uma disciplina obrigatória de prescrição na atua grade. Considerando os erros cometidos por alguns de nossos colegas ( sem crítica, julgamentos ou qualquer conjectura desta natureza) na área de manipulação, e portanto para este setor tem sido, via ANVISA, exigências cada vez mais restritas, façamos uma análise criteriosa evejamos, se este é o verdadeiro momento para esta proposta? Obs. não sou contra a farmácia clìnica, mas é necessário obtermos elementos que justifiquem tal proposta.

    Um abraço farmacêutico
    Paulo
    Paulo


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 11/07/2010
    Idade : 42
    Localização : Anápolis - GO

    Prescrição Farmacêutica Empty Re: Prescrição Farmacêutica

    Mensagem por Paulo Ter Jul 27, 2010 8:47 am

    Paschoal, acho que a pergunta surge desde que profissionais como Enfermeiros e Nutricionistas se tornaram habilitados a realizar certos tipos de prescrições, e portanto com o conhecimento que os farmacêuticos possuem não poderiam realizar também algumas prescrições?

    Mas acho indispensável que o profissional tenha mais aulas de Fisiologia e também Semiologia para que isto ocorra.
    Thaís Cobra
    Thaís Cobra


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 12/07/2010
    Idade : 44
    Localização : Borda da Mata/Paraisópolis/São Bento do Sapucaí MG/SP

    Prescrição Farmacêutica Empty Re: Prescrição Farmacêutica

    Mensagem por Thaís Cobra Ter Jul 27, 2010 12:55 pm

    Olá!!!

    Paschoal, vc é meu professor Paschoal????? Universidade de Alfenas 1998-2001???? Rsrsrs!!!!

    Este tópico ainda vai dar o que falar!!!!

    Bem lembrado Paulo!!!

    Estamos discutindo um assunto de interese farmacêutico frente à prescrição de profissionais que, sebe-se lá, tenham bases curriculares para prescrever e estão embasados em uma RDC que dita para eles o que prescrever e como prescrever...
    Aí entramos em outra questão...
    Todos sabemos que se depender das grades curriculares ninguém se forma como profissional apto a desempenhar inúmeras tarefas, depois de formado é cada um por sí... cursos, aperfeiçoamentos, estágios...
    Mas peraí...!!! O nutricionista, que pode e que prescreve, deve ter uma base farmacológica e uma grade curricular muito boa né?!?!?
    Eu também quero prescrever... dentro dos parâmetros que seremos enquadrados, é claro, e não queremos roubar a prescrição dos médicos, queremos o mesmo respeito que o nutricionista recebe por poder precrever fitoterápicos... o profissional que não quer isso é porque tem medo e/ou incapacidade, isso é fato!!!

    Abraços magistrais!!!!

    Paulo
    Paulo


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 11/07/2010
    Idade : 42
    Localização : Anápolis - GO

    Prescrição Farmacêutica Empty Re: Prescrição Farmacêutica

    Mensagem por Paulo Qua Jul 28, 2010 10:25 pm

    Que eu saiba não existe na grade de Nutrição e Enfermagem a disciplina de Semiologia, além da Fisiologia ser a mesma da grade curricular do Farmacêutico porém com uma Farmacologia menor.

    Eu tenho noção do porque os Farmacêuticos não podem prescrever, mas o porque de outros profissionais poderem exercer este direito? Não entendo...

    Tive aulas de Deontologia que dizem que o Farmacêutico pode "indicar" medicamentos não tarjados para que ocorra a "automedicação responsável"...

    Porque esta automedicação responsável não pode ser transcrita para um papel, assinada e carimbada pelo profissional farmacêutico? Aumentaria assim, no meu ponto de vista, a responsabilidade e a credibilidade dos profissionais da nossa área!
    Dayane
    Dayane


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 14/07/2010
    Idade : 33
    Localização : RS

    Prescrição Farmacêutica Empty Re: Prescrição Farmacêutica

    Mensagem por Dayane Ter Ago 03, 2010 1:18 pm

    Eu estou estudando a partir da grade generalista, e concordo que para prescrever deveríamos ter uma fisiologia mais completa, pois uma cadeira não serve para nada.
    Mas como a Thais disse, se depender da grade curricular ninguém se forma habilitado para desempenhar inúmeras tarefas. Muitos médicos se formam e não sabem prescrever corretamente, alguns receitam o mesmo medicamento para todos os pacientes. Ai vemos como está a saúde no Brasil né?!
    Enfim, acho sim que podem ser feitos ajustes na grade de farmácia e ainda assim o farmacêutico é mais apto a prescrever do que nutricionistas e enfermeiros. Basta fazer uma comparação entre as grades curriculares.

    Thaís Cobra
    Thaís Cobra


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 12/07/2010
    Idade : 44
    Localização : Borda da Mata/Paraisópolis/São Bento do Sapucaí MG/SP

    Prescrição Farmacêutica Empty Re: Prescrição Farmacêutica

    Mensagem por Thaís Cobra Qui Out 14, 2010 10:29 am

    ENTENDA O QUE OS FARMACÊUTICOS QUEREM COM A PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA:

    http://farmaceuticogaucho.blogspot.com/2010/08/entenda-melhor-o-que-os-farmaceutcos.html?spref=tw
    adilson.pauleti
    adilson.pauleti


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 23/04/2011
    Localização : Curitiba / PR

    Prescrição Farmacêutica Empty Re: Prescrição Farmacêutica

    Mensagem por adilson.pauleti Sáb Abr 23, 2011 4:10 pm

    Olá pessoal!

    Também quero opnar a respeito deste assunto. Polêêêêmico...

    Ainda estou em formação e se der tudo certo, termino no final deste ano.

    Estou me formando na grade generalista, era para ter me formado a 12 anos atrás, por motivos tive que trancar a faculdade quando concluí o 4º ano do currículo antigo, ou seja, só não havia feito a especialização.

    Hoje, ao terminar o curso de farmácia no novo currículo, o que posso avaliar é que antigamente era melhor mesmo, os formandos saiam da faculdade com mais direção para a área que queriam atuar.

    Acho que o conceito em formar o profissional farmacêutico com uma visão mais humanista conforme preconiza a reforma curricular é positiva, porém caiu demais a qualidade na formação, hoje procura saber um pouco de cada coisa, porém ao mesmo tempo não se sabe de nada, é o farmacêutico "bombril".

    Para vocês terem uma idéia, fiquei um tempão afastado dos estudos, quando voltei, notei que muitas vezes sabia mais que a moçada, principalmente nas questões em que envolviam farmacologia, não que eu queira ser o bom, de forma alguma, só uma constatação. Na universidade em que estudo também possui o curso de biomedicina, noto que estão saindo muito mais preparados para atuarem nas análises clínicas do que nós, sem falar também que está surgindo um novo profissional na praça, o bacharel em biotecnologia, formação exclusiva para o desenvolvimento biotecnológico (fermentações, processos biotecnológicos, etc, etc, etc.), mais um que irá infernizar em umas das aéreas de atuação dos farmacêuticos.

    O que penso é que antes de se pensar se o farmacêutico deve ou não prescrever, é necessário repensar a respeito da qualidade e do tipo da nossa formação, 4 anos em média como preconiza o currículo generalista, francamente não dá... Foi um tiro no pé. O nosso curso é muito complexo, não é mesmo??? E cá entre nós, tem que ter o c... de ferro para concluir este curso. Acho sim, o farmacêutico deveria ter uma especialidade na farmácia clínica para tal ato, isto será até uma forma de proteção do profissional e daqueles que por ventura cometerão besteiras nas suas prescrições.

    Há... Já não se fala mais em prescrição farmacêutica, mas sim em "indicação farmacêutica" que não deixa de ser a mesma coisa, o Conselho Federal de Medicina caiu de pau nesta história da prescrição farmacêutica. rsrsrsrs...

    Um abraço a todos!

    Conteúdo patrocinado


    Prescrição Farmacêutica Empty Re: Prescrição Farmacêutica

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 12:46 pm